Selecione uma ou mais categorias:

+ categorias

#Música|Edino Krieger|14 Jun 2021

Carta de Edino Krieger à Sérgio Ricardo

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2008

 

Caríssimo Sérgio Ricardo:

 

       Quando Villa-Lobos foi convidado a compor a trilha sonora do filme Green Mansions, teriam perguntado a ele que tipo de música ele pretendia criar, e ele teria respondido: a única música que sei fazer é a música brasileira.

       Lembrei-me dessa história ouvindo o seu excelente CD, que em boa hora resgata um repertório que é, em seu harmonioso conjunto, a comprovação de um talento musical profundamente brasileiro em sua generosa diversidade, que reflete a própria diversidade fascinante da música brasileira, com sua unidade plural, sua riqueza criativa e sua simplicidade. Lembrei-me também daquela gravação do Vinicius de seu Samba da bênção, em parceria com Baden, quando ele pede a bênção a todos os santos e orixás da música popular brasileira. Você não precisou pedir: nas músicas e nas letras, sentem-se as bênçãos dos ventos, do mar e dos pescadores de Caymmi, de todas as dimensões do amor cantadas por Vinicius, da pulsação rítmica viril e do lirismo melódico de Cartola, da força telúrica de Glauber Rocha – um retrato, enfim, de corpo inteiro do universo sonoro do Brasil, traçado com a personalidade própria de um verdadeiro criador e com uma musicalidade contagiante. E mais: valorizado, sem distorções modernosas, pelo sopro renovador dos jovens arranjadores e instrumentistas que promovem uma moldura expressiva e atual para a sua rara e bem timbrada voz de barítono e as belas vozes femininas de algumas faixas. Uma bela contribuição desses jovens para imprimir a esse repertório um sentido de atualidade, de modernidade e de permanência. É como se eles recuperassem aquele violão quebrado de 67 e o fizessem soar em toda sua plenitude, resgatando uma produção que certamente será, por sua qualidade musical e poética, uma nova e necessária referência para os novos talentos da MPB de agora e do futuro.

                                  

                                       Um abraço com a admiração do

 

                                            Edino Krieger

 

 

A autoria da imagem é de Tatiana Altberg.

 

_

Edino Krieger é compositor, crítico musical e produtor cultural, é um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui diversas obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. 

 


POSTS RELACIONADOS


SIGA SERGIO RICARDO MEMÓRIA VIVA!

Este espaço é construído colaborativamente, de forma dinâmica, viva e múltipla como a obra de SR.
E é a partir dela que falamos, mostramos e trocamos cultura brasileira em todas as suas vertentes. Você também pode contribuir livremente para seguir renovando o nosso papo. É só falar com a gente no colaborar@sergioricardo.com para saber mais.
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO:
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO: