Selecione uma ou mais categorias:

+ categorias

54 / 206

SR NA LITERATURA|Textos em prosa |LP 00050

MAIS UM ANO DE UM MESMO BRASIL

IP Nº 005150

Texto crítico sobre artes, política e resistência no Brasil. "Uma única exceção nascida este ano promete uma transformação: a cultura de massas. A unanimidade popular ganhando as ruas, se por um lado estabanada por falta de um propósito programático, por outro jorrando seu inconformismo e determinação de transformar nossa realidade. E tende a amadurecer estendendo setorialmente seus protestos, cujos recipientes de tolerância não suportam mais conviver com os transbordamentos. Tomando meu setor, o da arte, de qualquer delas, cinema, teatro, musica, etc. o embaralhamento dos empecilhos se multiplicam afunilando cada vez mais as chances de suas categorias atingirem seu objetivo básico de realização e de divulgação das obras detentoras dos avanços condizentes com nossa real perspectiva de desenvolvimento dos verdadeiros temas e espetáculos afinados com nosso processo histórico-cultural, em orientar as mentes para atingir os verdadeiros caminhos transformadores que estabelecem os entendimentos filosóficos de que tanto necessitamos."

autor RICARDO, Sérgio, 1932-2020
edição
imprenta Rio de Janeiro [2010-20]
descrição física 1 arquivo digital (2 p.); doc ISBN Registro BN: 999 + 1 cópia impressa
assuntos CULTURA / DITADURA / BRASIL / ARTE / POLÍTICA / CIDADANIA / NATAL / ANO NOVO
estado de conservação Bom
identificadores RIO DE JANEIRO / ANOS 2010
notas O texto impresso tem um título diferente: "MAIS UM ANO DE UM MESMO BRASIL AINDA SOB A MALDIÇÃO HERDADA DA DITADURA ARMADA PELA AMBIÇÃO DE UM SISTEMA A CORROER AS PAREDES DE NOSSA ALMA — A CULTURA, EM TODOS OS NÍVEIS".

O texto faz menção a Sidney Miller, Nelson Pereira dos Santos, Rui Guerra, Pixinguinha, Noel Rosa, João do Vale, Geraldo Vandré, Chico de Assis, Alexandre Caldi, Marcelo Caldi, João Gurgel, Carlos Drummond de Andrade, C. Henrique de Freitas, Renato Rocha.

SIGA SERGIO RICARDO MEMÓRIA VIVA!

Este espaço é construído colaborativamente, de forma dinâmica, viva e múltipla como a obra de SR.
E é a partir dela que falamos, mostramos e trocamos cultura brasileira em todas as suas vertentes. Você também pode contribuir livremente para seguir renovando o nosso papo. É só falar com a gente no colaborar@sergioricardo.com para saber mais.
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO:
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO: