Baseado em fatos reais ocorridos nos anos 1970, o longa-metragem de ficção narra a mobilização da comunidade do Vidigal contra um conluio armado para remover moradores da favela, sob o argumento de risco de deslizamento. Porém, sabendo do verdadeiro projeto de construção de um hotel de luxo na região, a comunidade se associa em busca de apoio junto ao congresso e a imprensa para impedir que as demolições prossigam. Soma-se a este conflito um triangulo amoroso constituido por um bandido, um motorista e uma lavadeira, que, paralelamente aos acontecimentos vitoriosos da associação de moradores, conduzem a trama amorosa para uma tragédia.
autor
RICARDO, Sérgio, 1932-2020.
edição
imprenta
Rio de Janeiro, 2018.
descrição física
Formato digital .mp4, 84 min, 1920x1080, 24q, estéreo.
Disponível em: https://youtu.be/iRLKpzgVH1o
assuntos
VIDIGAL / FAVELA / DESAPROPRIAÇÃO / GENTRIFICAÇÃO
estado de conservação
Bom
identificadores
Vidigal, Rio de Janeiro, Anos 70.
notas
O filme foi exibido pela primeira vez na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A estreia para o público geral se realizou através do Youtube em abril de 2020.
Roteiro, direção e música original: Sérgio Ricardo
Produção executiva: Cavi Borges
Direção de fotografia: Pedro Paiva e Daniel Paes
Direção de arte: Gabriel Nunes Tupinambás
Montagem: Victor Magrath
Montagem, efeitos e motion design: Cesar Dufolk
Assistente de direção: Luã Batista
Figurino: Angélica Grativol e Gorette Bezerra
Preparadora de elenco: Fátima Domingues
Direção musical: Alexandre Caldi
Som direto: Pedro de Assumpção, Michael Sexauer e Fellipe Mesquita.
Elenco: Kizi Vaz, Marcello Melo, Renan Monteiro, João Gurgel, Pierre Santos, Nino Batista, Danilo Batista, Santana, Fátima Domingues, Cida Costa, Marília Coelho, Bruno Barboza, Magacavalcante, Leilane Pinheiro, Luciana Bezerra, Cico Caseira, Edson Oliveira, Nêga Mônica Sis, Alex Cipriano, Gleice Uchoa, Luciana Lopes. Participação Especial: Antonio Pitanga, Osmar Prado, Bemvindo Sequeira, Babu Santana, Guti Fraga, Glauce Guima.