Selecione uma ou mais categorias:

+ categorias

8 / 8

SR NO CINEMA E NA TELEVISÃO|MÉDIA-METRAGEM |CM 00001

O Pássaro da Aldeia (~1964)

IP Nº 001950

O Pássaro da Aldeia é um média-metragem produzido por Sérgio Ricardo em ~1964 na cidade de Saidnaya, na Síria, local de origem de seus pais. O filme narra a história de um lenhador que sente a necessidade de sair da aldeia onde reside, rumo à cidade grande para obter melhores condições de vida.

autor RICARDO, Sérgio
edição
imprenta Beirut, Líbano, ~1964.
descrição física Média-metragem. Sem mais informações.
assuntos CINEMA / O PÁSSARO DA ALDEIA / MEDIA METRAGEM / BEIRUT / LÍBANO / SÍRIA / SAIDNAYA
estado de conservação Não informado
identificadores Saidnaya, Síria ~1964.
notas O filme O Pássaro da Aldeia não possui cópias no Brasil e o mesmo encontra-se perdido em sua cidade de origem (Saidnaya, Síria). Todas as informações acerca do filme foram obtidas através de depoimentos de Sérgio Ricardo e matérias de jornal veiculadas em Beirut, no Líbano.

- Em entrevista concedida para o cineasta Daniel Paes, registrada no acervo (cód. EV 00004) Sérgio Ricardo fala em detalhes sobre o convite para produzir o média-metragem, que deu-se através da exibição do seu filme Esse Mundo é Meu no festival de cinema de Beirut, no Líbano, que obteve um impacto muito positivo, recebendo inúmeros elogios por sua produção. Ao descobrir a descendência síria de Sérgio Ricardo, uma comitiva presente no festival o convida para produzir um filme, com intuito de criar um núcleo cinematográfico na Síria. Sérgio Ricardo aceita o convite e elabora o roteiro baseado na história de seus pais, que viveram na aldeia de Saidnaya.

- O nome ''O Pássaro da Aldeia'' remete-se aos imigrantes que saem de suas cidades de origem em busca de novas perspectivas, descritas por Sérgio Ricardo como ''pássaros que levantaram voo'' assim como seu pai, que migrou da Síria para o Brasil em busca de novas oportunidades.

- Em segundo momento, ainda na entrevista citada anteriormente, Sérgio Ricardo fala sobre a inexistência de cópias do média-metragem, tendo sido negada pelo governo Sírio, com a justificativa de que a exibição do filme em outros países seria politicamente contraproducente para a Síria.

ITENS RELACIONADOS


SIGA SERGIO RICARDO MEMÓRIA VIVA!

Este espaço é construído colaborativamente, de forma dinâmica, viva e múltipla como a obra de SR.
E é a partir dela que falamos, mostramos e trocamos cultura brasileira em todas as suas vertentes. Você também pode contribuir livremente para seguir renovando o nosso papo. É só falar com a gente no colaborar@sergioricardo.com para saber mais.
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO:
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO: