Selecione uma ou mais categorias:

+ categorias

2 / 8

SR NO CINEMA E NA TELEVISÃO|CURTAS-METRAGENS |CC 00001

Menino da Calça Branca (1961)

IP Nº 001101

Filho de lavadeira, o menino brinca solto entre o asfalto e a favela, dando corridas e cambalhotas enquanto a tristeza não vem. Apesar de viver na pobreza, seu desejo é ter uma calça branca, o que acaba sendo realizado pelo papai-noel do morro. O garoto passa a brincar vestido com a calça nova, tendo cuidado para não se sujar. No entanto, sem conseguir evitar a lama que recai sobre si, o menino chora, arrependido pelo trabalho extra que levará para sua mãe.

autor RICARDO, Sérgio, 1932-
edição
imprenta Rio de Janeiro, 1961.
descrição física - Formato digital, 22 min, PB - Cópias em DVD - Material original 35mm, 615m, 24q, disponível na Cinemateca Brasileira (ID=017607)
assuntos CRIANÇA / HABITAÇÃO / FAVELA / NATAL / MODA
estado de conservação Bom
identificadores FAVELA MACEDO SOBRINHO, HUMAITÁ, ANOS 60
notas Em 1962, o filme foi selecionado para o Festival de Karlov, em Vari (Tchecoslováquia), e foi o segundo melhor curta no Festival de São Francisco (EUA), tendo ainda no mesmo ano, vencido o prêmio Berimbau de Prata no I Festival de Cinema da Bahia. Em 1963, ganhou o prêmio Governador do Estado da Guanabara.

Produção, argumento, direção, roteiro e música: Sérgio Ricardo
Direção de produção: Jorge Gama
Direção de fotografia: Victor Santos, Ruy Santos, Dib Lutfi
Montagem: Nelson Pereira dos Santos
Direção de arte: Ziraldo
Regente Maestro: Gaia
Conjuntos e bandas: Banda dos Fuzileiros Navais

Elenco: Zezinho Gama, Laura Figueiredo, Sérgio Ricardo, Ziraldo, Wanda Daniel, José Galan, Pedro Peterson, Moradores da Favela Macedo Sobrinho

SIGA SERGIO RICARDO MEMÓRIA VIVA!

Este espaço é construído colaborativamente, de forma dinâmica, viva e múltipla como a obra de SR.
E é a partir dela que falamos, mostramos e trocamos cultura brasileira em todas as suas vertentes. Você também pode contribuir livremente para seguir renovando o nosso papo. É só falar com a gente no colaborar@sergioricardo.com para saber mais.
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO:
  • REALIZAÇÃO:
  •  
  • APOIO: